25 de jul. de 2007

ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DE TODO BRASIL, FAZEM CHAMADO A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ENTIDADE ESTUDANTIL!


A plenaria final, do XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, realizado dos dias 15 a 22 de Julho em Curitiba, aprova por aclamação "Chamar a construção de uma nova entidade nacional com todos os estudantes em luta, já que a UNE não nos representa". A EXNEL foi a primeira Executiva a romper com a UNE, em 2005, em Recife, e desde então tem convocado uma grande unidade dos estudantes em luta para derrotar as Reformas Neoliberais do Governo lula. Em 2006 aprovamos participar e fortalecer a construção da "Frente Nacional de Luta Contra a Reforma Universitária" e recentemente estivemos presentes na maioria das ocupações de Reitorias que ocorreram no país(USP, UFRJ, UFAL, UFPA, etc).
Agora, após o avanço do processo de Reforma Universitária com os decretos dos governos estaduais e federal e com mais uma traição da UNE com o apoio tirado no último Conune a esses ataques e por estar completamente afastada da realidade, das lutas e mobilizações estudantis a plenária final do Encontro Nacional dos Estudantes de Letras chama a construção de uma nova entidade e o impulsionamento de uma luta nacional pela anulação do decreto presidencial que institui o "REUNI" e o processo de Reforma Universitária, construindo calendário de mobilizações e ocupações pautado pela Frente Nacional de luta contra a Reforma e a ocupação da USP.
Foi aprovado também continuar a campanha por mais verbas públicas para as universidades públicas, Campanha de boicote ao ENADE/SINAES, oposição de esquerda ao Governo Lula, Pela retirada das tropas brasileiras do haiti, Pela autodeterminaçã o do povo haitiano, Pela Reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, etc.
Sendo assim nossa Executiva caminha na construção do novo e no fortalecimento da unidade daqueles que lutam pelo ensino público desse país.

Rafael Nunes
Coordenador Geral pela Região Sudeste