12 de jun. de 2007

Presidente da UNE tem recepção ?calorosa? pelos estudantes da UFAL
Por Frente Contra a Reforma Universitária/AL 29/05/2007 às 00:23 - CMI

Recepção do Movimento Estudantil da Ufal ao pelego-pilantra-capacho-do-governo-Lula Gustavo Petta, atual presidente da UNE.


Nesta segunda-feira (28/05) o presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), Gustavo Petta, passou por um constrangimento público na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e viu o quão desgastado está seu discurso político (reformista e fajuto) com a base do Movimento Estudantil (ME). Enquanto a Frente Contra a Reforma Universitária e Movimentos Sociais ocupam o gabinete da reitoria da Ufal lutando pela inserção dos trabalhadores rurais na universidade, por mais verbas para a assistência estudantil e contra a reforma universitária do governo Lula, o DCE/UFAL, dirigido por PT e UJS, não constrói a luta e tenta dividir o ME, trazendo Gustavo Petta para entregar à reitoria uma pauta de reivindicações do ME (?) sem nenhuma discussão com a base da Ufal e ignorando a legitimidade da luta do Movimento de Ocupação da reitoria, que é apoiado pela maioria dos Centros e Diretórios Acadêmicos da Ufal. Gustavo Petta tinha palestra marcada para o auditório da reitoria onde iria expor um histórico dos 70 anos da UNE, mas ao chegar lá e receber como ?cortesia? as vaias dos centenas de ocupantes pelas janelas do prédio da reitoria, ele e a diretoria (pelega) do DCE fugiram em busca de um outro espaço para fazer o debate. Momentos depois, quando ninguém sabia para onde ele foi, eis que Petta foi localizado: sem público e descredibilizado, numa pequena sala de aula na biblioteca, com cerca de 20 pessoas que nem sabiam o que era a UNE, lá estava o debate promovido pelo DCE/UFAL. Do outro lado da universidade, a reitoria ocupada com centenas de estudantes, provava que o ME estava vivo na Ufal, mesmo que a revelia da direção do DCE... Enquanto Petta falava, cerca de 70 estudantes entraram na sala e ele silenciou, apavorado com a força da oposição que viria... E o que iniciou o ato contra a diretor da UNE foram as palavras: ?Enquanto o pelego está calado: Gustavo Petta, cara-de-pau, capacho do governo federal!?. Diante das palavras de ordem que se sucederam, contra as reformas neoliberais, contra o governo Lula e contra a burocratização estudantil que a UNE representa, Petta nada pôde fazer se não silenciar. Após intervenção em denuncia do papel da UNE em representar o governo Lula e não mais os estudantes e que o ME está sendo feito na ocupação da reitoria e não lá naquela salinha, os estudantes se retiraram da sala e Petta ficou desconcertado. A imprensa, que estava na sala no momento da entrada dos estudantes, cobriu toda a mobilização.

Assim como os estudantes fizeram uma gravação que estamos disponibilizando no YouTube no link: http://www.youtube.com/watch?v=cwfTY__LYUE

Veja também fotos do ato em anexo e o Blog da Ocupação da reitoria no link abaixo: http://ocupacaoufal.blogspot.com